quarta-feira, 23 de abril de 2014

Greve dos professores - PR

Olá amigas e amigos!

Na data de hoje se inicia uma greve, sim, mais uma greve se inicia em nosso país. Professores da rede estadual de ensino do Paraná entraram em greve. Em diversos portais de notícias podemos encontrar as reivindicações da classe, mas acredito que não temos dúvidas sobre a legitimidade da mesma.
O descaso com a educação em nosso país é praticamente um vírus, que se alastra com maior ou menor intensidade em cada região do país. Os problemas como baixos salários e falta de infraestrutura (entenda-se materiais, alimentação, carteiras, ventiladores, recursos tecnológicos, etc.) são de conhecimento de todos e todas. Nós que já estudamos ou ainda estamos estudando, ainda que alguns frequentado escolas particulares, sabemos bem de tudo isso. A grande questão é: porque isso acontece?
Há teorias de todos os tipos, das mais conspiratórias até as mais desesperadoras. Mas muitos dos motivos dados pelos diversos governos caíram por terra e os governos não nos pegam mais com desculpas do tipo "não há dinheiro".
A copa veio ao Brasil e está nos custando muito caro, a lógica do capital arrasta os recursos estatais para as empresas privadas, e não falo do boteco do seu João, nem da padaria da dona Maria. Falo das grandes empresas, como por exemplo a Odebrecht, empresa do ex-bilionário Eike Batista. Falo também do agronegócio da soja, que exporta milhões e conta com muitas regalias governamentais. No fim, o fato é que muito dinheiro se investe em empresas privadas e muito pouco fica pra Educação e outros segmentos básicos, como saúde, transporte, moradia...
Foto retirada do G1. Primeiro dia, pouca foto... mas tá de boa!
Finalmente os professores saíram de suas salas de aula para se manifestar, para exigir melhores condições e melhorias salariais. Em ano de eleição, sim, em ano de eleição. Sem me aprofundar muito no quadro político do estado em questão, fico com a explicação simples. "Se nossos governantes deixam para fazer obras e inaugurações no ano de eleições, porque é que não podemos fazer greve no mesmo?"
Gostaria de mais uma vez grifar, que o descaso com a educação não é novidade em nosso país, e que não é esse ou aquele governo que destrata a educação. A campanha dos 10% do PIB para a Educação continua a nível federal, os últimos governos não foram melhores pra educação do que este que se apresentou nos últimos 3 anos, e como disse anteriormente, o descaso com a educação em nosso país é um vírus, e deve ser combatido como tal: todos os dias!

Força aos amigos na luta! Sigamos o exemplo dos garis no Rio, e arranquemos nossas reivindicações na persistência e na coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário